Porche 911 GT1


A Porsche é o fabricante de carros esportivos modelo, mais que qualquer outra marca, até mesmo a Ferrari. Em setembro de 1900, Ferdinan Porsche venceu todos os competidores da subida da colina de Semmering com um carro elétrico projetado por ele. Deste modelo ao campeão mundial de 1999, o GT1 com 600cv, a Porsche protagonizou alguns dos momntos mais gloriosos da historia do automobilismo.


O Porsche GT1 constituiu um novo e especifico objetivo para a montadora no campo de competição automobilística. Ao longo da temporada de 1995, o Porsche foi vencido pelo McLaren GTR, que ganhou ao correr, pela primeira vez, em Le Mans. Tinha chegado o momento emq eu a Porsche deveria rever a sua estratégia e, como conseqüência, o seu presidente, Wendelin Wiedeking, aprovou o lançamento de um modelo GT inovador.



Sua estrutura era parecida a do Porsche 911, com um motor turbo 3,2 litros, refrigerado a água e montado antes do eixo traseiro, o que normalmente era chamado de “posição central”.Os dois modelos Porsche 911 GT1 foram preparados em Weissach e testados pelos técnicos da fabrica.Os carros foram inscritos em Le Mans e os pilotos gozavam de total confiança da Porsche. A equipe estava formada por Hans Stuck, Bob Wolleck, Thierry Boutsen, Yanninck Dalmas, Scott Goodyear e Karl Wendlinger.



Apesar disso, os 911 GT1 acabaram na 2ª e 3ª posições na classificação geral. O carro que chegou em primeiro lugar era, curiosamente, um protótipo da Porsche, o TWR, com menores potencia e tanque de combustível, emprestado pela Porsche ao piloto Reinhold Joest para servir de apoio a equipe oficial Em 1996, os 911 GT1 venceram varias corridas na categoria de resistência da Copa BP Global Endurance(aquelas que levam teeempo pra acabar).



Um ano depois, em Le Mans, os carros da Porsche tiveram um desempenho melhor, mas o Campeão Mundial foi, novamente, Reinhold Joest . Seu modelo não era superior ao pilotado por Ralf Kelleners, que liderava a competição quando o motor do carro fundiu, obrigando o piloto a abandonar a corrida, como ocorreu com 31 dos 48 competidores.


O Porsche 911 GT1 teve que ser homologado para poder participar como um GT nas provas de Le Mans. Seugindo as normas, foi lançado como modelo de seria. O GT1 não apresentava o mesmo rendimento que os modelos de competição, mas era, sem duvida, um excelente carro. Apresentava as seguintes características: velocidade máxima de 300 km/h, uma aceleração de 0 a 100 em 3,7 segundos e 544cv a 7000 rpm.


O Porsche 911 GT1 não era um carro para clientes interessados nas corridas e se parecia, um pouco, ao Porsche 959. A sua versão de carro de turismo pesava 100 quilos a mais que o modelo de corrida. Para frabricá-lo foram necessárias varias alterações para que apresentasse melhores vendas e pudesse circular nas cidades.

O Porsche 911 GT1 turismo era um carro veloz, em parte porque sua matriz era um modelo de corrida. A diretoria da Porsche dava muita importância ao sucesso nas corridas como se pode observar na nota publicada na revista da empresa: “Conseguimos um milagre ao deixarmos de lado as férias e os dias de folga.Um total de 94 funcionarios tornaram possível que esse carro fosse projetado , montado e ganhasse o campeonato em apenas 243 dias”.


Foi um excelente trabalho da equipe e, entre vários comentários, destaca-se o de Thierry Bousten em Le Mans, em 1996: “O importante é que somos um pouco mais velozes que a McLaren. Ainda bem!” Apesar de não ganhar a corrida em Le Mans naquele ano, os tempos conseguidos foram excelentes. O mesmo ocorreu em Brands Hatch e em Spa(sim, aquela pista da F1), confirmando que o Porsche 911 GT1 era o carro mais veloz nos circuitos lonogs. A grande vitória do Porsche 911 chegou em 1998 – não apenas na categoria GT, mas também com os protótipos que não precisavam ser homologados-, quando os dois carros da Porsche conseguiram o 2° e o 3° lugar, depois do Toyota GT abandonar com problemas na caixa de cambia a apenas uma hora do final.O Piloto Brian Mac Nish, que formava parte da equipe dos franceses Stephane Ortelli e Laurent Aiello.

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