Peugeot 908 HDI FAP

A tradicional participação da Peugeot em competições passará a ter novos desenvolvimentos em 2007, a partir da reintrodução da Marca em uma das mais prestigiadas provas de resistência, que atrai anualmente mais de 200 mil expectadores: as “24 Horas de Le Mans”, conforme anúncio oficial em junho de 2005. Para isso, a Peugeot revelou no Salão de Paris, o veículo destinado a ultrapassar esse ambicioso desafio da Marca: o 908, impulsionado por um potente motor diesel HDi V12, equipado com filtro de partículas (FAP).


O projeto 908 HDI FAP destinado a correr na LeMans Series entrando no rastro do Audi R10 como mais um carro de Endurance movido a Diesel. Hoje, após 365 dias, dois 908 concebidos pela Peugeot estão prontos para alinhar pela primeira vez em um grid de largada. Apesar do sucesso no desenvolvimento do protótipo, alguns ajustes ainda devem ser feitos em Monza (primeira etapa da LMS).

“O nosso timing é muito curto”, explicou Michel Barge, responsável da Peugeot Sport: “Seria utópico afirmar que vamos já ganhar as corridas, continuamos a descobrir o carro cada vez que andamos com ele. O que ficou demonstrado no teste oficial das Le Mans Series, realizado no circuito Paul Ricard, foi que o carro é performance pura, já que conseguimos os tempos mais rápidos. Todavia, se estivessemos numa corrida a sério, teríamos abandonado devido a alguns problemas técnicos.” A expectativa é grande, principalmente dos pilotos da equipe.


“Faltei aos primeiros testes”, referiu Pedro Lamy, “porque ainda estava em recuperação de uma intervenção cirúrgica, e notei uma grande evolução no 908. Fiquei surpreendido com a qualidade do motor diesel, e estamos todos à espera da primeira corrida para ver em que patamar nos encontramos face aos nossos adversários. É gratificante trabalhar com uma equipa tão profissional como a Peugeot Total, e conduzir um carro novo, muito eficaz e estável nas curvas rápidas. Espero conseguir um bom resultado em Monza.”



O veículo procura manter uma relação com o Peugeot 905, que venceu a competição por duas vezes, nos anos de 1992 e 1993, mas diferencia-se, principalmente, por possuir uma estrutura fechada, que confere uma elevada rigidez natural, que permite otimizar o peso da carroceria, fabricada em fibra de carbono, e apresenta vantagens de aerodinâmica, além de cumprir com a regulamentação anunciada pelo Automobile Club de l’Ouest, organizador da prova.




Carroceria e aerodinâmica – O desenvolvimento do projeto, muito original e eficaz, foi extremamente rápido – três meses. As formas do automóvel resultam do necessário compromisso entre a estética e a eficácia aerodinâmica, bem como da necessidade de alimentar da melhor forma possível os diversos trocadores de calor, dispostos em espaços de grandes dimensões.



Motorização – O 908 é equipado com um motor a diesel HDi V12 com filtro de partículas, com uma cilindrada de 5.500 cm3. Essa motorização proporciona performances inéditas num motor diesel, com uma potência máxima superior a 700 CV, e um torque excepcional que ultrapassa 120 mkgf. A opção pela cilindrada máxima permitida pelo regulamento tem a finalidade de melhorar o funcionamento a baixo regime, através de uma maior facilidade de admissão de ar, além de dispor de um interessante potencial de desenvolvimento.




Com um ângulo do V aberto a 100º, apresenta um centro de gravidade localizado a uma altura reduzida, sem afetar a rigidez à torção do motor. Dois filtros de partículas, localizados na extremidade dos escapamentos, garantem o funcionamento do motor sem emissão de fumaça, independente da circunstância, preservando o meio ambiente.



A caixa seqüencial assistida de seis velocidades, disposta em posição longitudinal, está especialmente adaptada para suportar o super torque, mantendo uma perfeita sintonia com o motor. O comando da caixa de velocidades é eletropneumático.



Os tubos de escapamento são curtos, com um coletor 6 em 1, ao qual se segue um tubo compressor Garret, um filtro de partículas muito compacto e, finalmente, uma saída lateral à frente da rosa traseira



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