Ford Focus WRC


Após 25 anos competindo no WRC (World Rally Championship) a Ford chegou ao desenvolvimento máximo com o Escort RS Cosworth e o Escort WRC. Estava na hora de mudar e a mudança veio em 1999 com a versão de competição do Focus, o Focus WRC.A partir do modelo de rua, a Ford produziu um carro com chassi de excelente rigidez torsional, otimizando o já elogiável comportamento do carro original. Com os reforços e a estrutura tubular de segurança, o carro ficou 100% mais rígido que o Focus de série.


De acordo com o regulamento da classe WRC, a Ford aplicou turbocompressor -- opção ainda não disponível em nenhuma versão do carro à venda nas concessionárias ao motor Zetec 2,0 16V, que gera 300 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 56,1 m.kgf a 4.000 rpm. Na prática, o Focus WRC faz de 0 a 100 km/h em 4,3 s e chega a 230 km/h, contra 9,2 s e 200 km/h da versão de rua com motor 2,0 16V de 130 cv.Estes números evidenciam o foco da preparação: fazer um carro rápido, de grande aceleração e excelente comportamento dinâmico em curvas, mas sem ênfase na velocidade máxima, uma vez que os Estágios Especiais têm muitas curvas e poucas retas. O motor permanece transversal ao contrário do Escort RS Cosworth, que passava à posição longitudinal mas teve a montagem inclinada em um ângulo de 25º, para melhorar a admissão de ar e a distribuição de peso pelo chassi. Uma caixa de câmbio foi desenvolvida especialmente para montagem longitudinal, também para melhor distribuição de peso. O Focus chegou à relação de 52% do peso no eixo dianteiro e 48% no eixo traseiro, boa distribuição para um "tudo à frente".Para fazer do Focus um 4x4 em tempo integral, a Ford usou uma transmissão com três diferenciais ativos de controle eletrônico, montados acompanhando a longarina do carro.


O resultado foi uma divisão inicial de torque balanceada, com 50% no eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro. O câmbio tem seis marchas de acionamento sequencial eletroidráulico, sistema que permite mudanças de marcha muito rápidas e dispensa o uso de embreagem pelo piloto.O mostrador de cristal líquido que substitui o painel do Focus original traz conta-giros digital, com shift-light (luz de advertência para mudança de marcha) e indicação da marcha engatada. Os bancos de competição são Sparco e a direção assistida teve a relação modificada para 12:1, para grande agilidade nas curvas. De batente a batente há apenas duas voltas, enquanto no modelo de rua são 2,9 voltas.


A bitola foi aumentada e o carro ficou 68 mm mais largo que o original. A suspensão utiliza colunas McPherson em ambos os eixos, com batentes de titânio e estabilizadores, sendo amplamente ajustável. As rodas Oz de magnésio adotam medidas variáveis de 7 x 15 pol a 8 x 18, conforme o tipo de terreno da prova -- no último caso, para asfalto, os pneus Pirelli são da medida 225/630-18. O sistema de freios compõem-se de discos ventilados nas quatro rodas com duas opções de configuração: discos de 300 mm de diâmetro e pinças de quatro pistões, para pisos de cascalho e de terra, ou discos de 370 mm e pinças de oito pistões, para ralis em asfalto. A distribuição de frenagem é ajustável e o freio de estacionamento também tem assistência hidráulica.Como o regulamento exige, há um "bico" para coleta de amostras de combustível abaixo do "pescador" do tanque e as bombas de combustível são montadas no assoalho, protegidas por um escudo de fibra de carbono.




O tanque de combustível comporta 80 litros, 25 a mais que o Focus de rua. Todas essas mudanças produziram um carro extremamente eficiente, que está levando a Ford ao segundo lugar no Mundial de Construtores, com 60 pontos, atrás apenas da Mitsubishi com 66 pontos. Não se pode esquecer que o Focus é um dos carros mais novos do Mundial, ao lado do Peugeot 206 WRC (campeão de 2000) e do Hyundai Accent WRC, enquanto o Mitsubishi Lancer Evolution VI já tem muitos anos de rali.

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