Megane Trofh Race Cars

Em dez meses, a Renault Sport Technologies conseguiu vencer um desafio extraordinário: conceber, construir e desenvolver uma berlina de competição para animar os “meetings” das World Series by Renault. O Mégane Trophy é um verdadeiro protótipo GT.



O objectivo que presidiu à concepção do Mégane Trophy foi oferecer a melhor relação preço / performance no mercado das berlinas de competição. Assim, e para oferecer performances de alto nível, com limite de custos de desenvolvimento e de exploração, a escolha da sua arquitectura baseou-se nos regulamentos de protótipos da FIA.



O Mégane Trophy foi construído na base de um chassis tubular, concebido pela ORECA, e responde às normas mais rigorosas da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA). O veículo é accionado por um motor V6 3.5 24v, proveniente do motor que equipa de série o Vel Satis e o Espace. Este motor, desenvolvido pelos engenheiros da Nissan Motorsport e preparado em França pela Solution F, desenvolve 330 cv às 6 500 rpm e um binário de 384 Nm às 4 500 rpm.


A sua instalação em posição central traseira permite uma excelente distribuição do peso, com 52% atrás e 47% à frente. A caixa semi-sequencial de 6 velocidades e comando no volante, tipo F1, foi concebida pela SADEV. O pedal da embraiagem não existe neste automóvel, pelo que o condutor pode utilizar o pé esquerdo para travar.



A gestão electrónica, confiada à Magneti-Marelli, agrupa as funções de gestão do motor, da caixa de velocidades, da embraiagem automática e as aquisições de dados.



A estabilidade é assegurada por suspensões de triângulos duplos sobrepostos e por conjuntos mola/amortecedor, que se juntam aos pneus concebidos expressamente pela Michelin. A aerodinâmica, factor-chave da performance do automóvel, foi submetida a estudos muito rigorosos, para explorar ao máximo o efeito de solo. O Mégane Trophy regista assim um excelente equilíbrio aerodinâmico de 43% à frente e de 57% atrás.


No que respeita ao sistema de travagem, o Mégane Trophy está equipado com uns impressionantes discos ventilados de aço, de 356 mm à frente e de 330 mm atrás, accionados por estribos de 6 e de 4 êmbolos (FR/TR).



A segurança passiva, eixo estratégico da Renault, está em destaque. Várias estruturas deformáveis, à frente e nos lados, absorvem a energia em caso de colisão.



O Mégane Trophy atinge velocidades de passagem em curva próximas das de um protótipo e os seus tempos por volta em circuito são comparáveis aos dos veículos da categoria N GT, embora com investimento e custos de utilização bastante inferiores dado que é possível disputar toda uma temporada sem necessidade de revisão do motor e da caixa de velocidades

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