

Desde 1999, a American Le Mans Series (ALMS) oferece aos competidores da legendária 24 Horas de Le Mans – disputada na França – a oportunidade de competir em uma temporada de corridas. O regulamento da competição fica por conta da IMSA (International Motorsports Association) que se baseia em algumas e usa outras tantas regras da prova de endurance mais famosa do mundo. Entre elas, as categorias em disputa: duas de carros protótipos e duas de GT, tal qual na corrida francesa.

Dessa forma os expectadores podem ver quatro corridas em uma só, o que garante grandes disputas e muitas ultrapassagens o tempo todo. Isso torna a ALMS uma das competições mais atrativas do mundo da velocidade, junto com a grande quantidade de nomes conhecidos das pistas de corrida.








O consenso na Porsche era de fazer um carro sem materiais exóticos que pudessem elevar demais o seu custo. Como a maior parte das pistas onde corre a ALMS é muito angular e com pontos irregulares, a equipe que desenvolveu o RS Spyder deu atenção especial a fazer um centro de gravidade mais baixo possível e um chassi que responda harmoniosamente às irregularidades da pista.


A Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Stuttgart, apresentou no Salão do Automóvel de Paris o RS Spyder de competição. Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, em Weissach (próximo a Stuttgart), este carro de corrida é uma evolução do esporte-protótipo que disputou a temporada 2006 do American Le Mans Series (ALMS) inscrito pela equipe Penske Motorsports. Em 2007, o novo RS Spyder será usado por equipes particulares de diversos países, fazendo sua estréia internacional.


A Porsche desenvolveu e construiu o RS Spyder de acordo com as regras do ACO (Auto-mobile Club de l’Ouest), organizador da 24 Horas de Le Mans, para carros da categoria LMP2 (Le Mans Prototypes 2). Isto significa que o carro pode ser inscrito no ALMS, no Eu-ropean Le Mans Series (LMS) e, obviamente, na 24 Horas de Le Mans. Ao escolher a se-gunda mais potente entre as quatro categorias do ACO, a Porsche encarou a competição no mais alto nível de tecnologia e ao mesmo tempo limitou o custo para colocar o carro na pis-ta, com vistas à futura inscrição do RS Spyder por equipes particulares.


Após minuciosas simulações em computador e testes no túnel de vento, o RS Spyder terá um chassi mais moderno e mais evoluído na próxima temporada. A otimização da asa e do difusor traseiro servirá não apenas para melhorar a eficiência aerodinâmica do carro, mas também para aumentar as opções de acerto para diferentes tipos de pista. Ao mesmo tem-po, a carroceria de fibra de carbono foi modificada para atender a padrões ainda maiores de facilidade e conveniência em trabalhos de box e manutenção. Por último, mas não menos importante, as qualidades termodinâmicas do RS Spyder foram melhoradas, entre outras coisas, por dutos redesenhados para entrada e saída de ar dos radiadores.

O motor V8 (90 graus) desenvolvido pela Porsche para corridas de longa distância tem 3,4 litros de cilindrada. Com o restritor de entrada de ar exigido pelo regulamento, desenvolve 503 cv a 10.300 rpm − um aumento de 23 cv em relação ao RS Spyder que correu em 2006. O peso também segue os regulamentos do ACO: exatos 775 kg.
O câmbio seqüencial com embreagem de três discos em fibra de carbono é montado longi-tudinalmente e é integrado ao chassi de maneira autoportante. As marchas são engatadas diretamente por teclas instaladas no volante. A Porsche modernizou o câmbio para a próxi-ma temporada, tendo acima de tudo o objetivo de tornar as mudanças ainda mais precisas, suaves e menos exigentes para todos os componentes envolvidos.


O carro esporte-protótipo é baseado em um chassi monocoque de fibra de carbono com suspensão de forquilha dupla para as rodas dianteiras, fixadas à estrutura ultra-rígida, e ao mesmo tempo leve, do chassi. As forquilhas duplas na traseira, por sua vez, são fixadas a um elemento de fibra de carbono aparafusado ao suporte da caixa de câmbio. Molas, amor-tecedores a gás com quatro regulagens operadas por haste e barras estabilizadoras em arco formam a suspensão do RS Spyder, modificada para proporcionar ainda maior rapidez e melhor dirigibilidade em 2007.


O desenvolvimento de diversos componentes do carro também foi alvo de atenção. Centrais elétricas, sistema hidráulico e sistema de direção foram aperfeiçoados. Os freios compreen-dem dois cilindros mestres, distribuição de força de frenagem variável e discos de fibra de carbono ventilados, medindo 380 mm na dianteira e 355 mm na traseira.


No momento em que o novo modelo está sendo apresentado para 2007, o atual RS Spyder está prestes a terminar sua primeira temporada completa. A Penske Motorsport tem grandes possibilidades de conquistar os títulos de pilotos, construtores e equipes na classe LMP2 do ALMS. E, além das vitórias convincentes em sua categoria, o Porsche RS Spyder conseguiu uma sensacional dobradinha na pista de Mid-Ohio em maio, superando os protótipos da classe LMP1, mesmo com a potência a mais que os regulamentos permitem aos carros des-ta classe.


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